Luiz Felipe divide com seus leitores todos os desenlances de sua jornada, suas aventuras e frustrações fora do seu país.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Imperios de um lobisomem

Um dos meus objetivos em vir para ca foi crescer. Crescer como pessoa, profissional e estudante. A cada dia que passa eu vejo que estou aprendendo novas coisas e passando por experiencias que eu nunca havia experimentado antes.


Mas o que voce faz exatamente?


No meu primeiro dia aqui eu fiquei meio chocado com os trabalhos que todo mundo fazia. Quando eu cheguei eles estavam preparando o jantar e servindo para todos os hospedes. Sem cozinheiro no dia pra ajudar, nem ninguem. Que trabalheira, ser responsavel pela refeicao de mais de 100 pessoas.
Se eu tivesse um negocio ficaria muito apreensivo de deixar tudo nas maos de estrangeiros, sendo que alguns nem falam tanto a lingua, mas estao la: todos focados no trabalho, dando o maximo de si.




Entendendo o lugar


O lugar que eu estou se chama Round Hearth e fica a poucos quilometros de uma enorme montanha chamada Mount Mansfield, um balneario para esquiadores profissionais ou nao, times de ski e outros esportes de inverno.

Aqui so ficam grupos, geralmente sao jovens, mas eles tambem aceitam criancas. Ontem a noite chegou uma turma de High School vinda de Boston. O onibus atrasou bastante por causa da tempestade de neve, mas todos chegaram bem.


As funcoes


Ate hoje eu ja exerci algumas funcoes aqui, mesmo porque a ideia dos gerentes e fazer com que todos passem por todos os tipos de trabalho. Acho que dessa maneira voce se da conta do lugar como um todo e valoriza o trabalho e a dificuldade de todos , afinal de contas voce vai passar por isso tambem.


O diferencial para mim foi o Ingles, nem todo mundo que veio para ca falava a lingua suficientemente bem. Isso meio que me separou um pouco de todo mundo, nao eh todo tipo de trabalho que eu faco ja que eu posso ser mais produtivo fazendo outras coisas.


Turnover: Quando os hospedes vao embora todos os funcionarios do hotel, incluindo os chefes, se reunem e arrumam o predio inteiro. Quando isso acontece a minha funcao e aspirar os quartos e fazer uma inspecao pente fino em cada canto. Como eu sou bastante desligado deixei de ver algumas coisas nos primeiros quartos, mas quando vc pega o jeito voce comeca a reparar nos minimos detalhes. Essa e uma tarefa meio importante pq eu vou ser a ultima pessoa daqui a ver os quartos antes dos hospedes e se eu deixar escapar alguma coisa estranha, errada ou desarrumada acaba com a primeira impressao que eles tem do lugar.


Kitchen Help: é uma das tarefas mais divertidas. Eu sempre gostei de fazer algumas besteiras na cozinha, doces, cookies e outras coisas. Mas agora eu fico do lado da chef, a Sue, e a ajudo a preparar a refeicao dessa galera toda. A cozinheira e super divertida e esta sempre contando uma piada. Teve dias que eu quebrei mais de 100 ovos. Alem de cozinhar que e bem divertido, eu sempre acabo experimentando e comendo alguma coisa. A parte chata de ajudar na cozinha e lavar os pratos, na verdade a gente nao lava os pratos. So coloca na maquina e a maquina lava.


Eu fiz pelo menos uma dessas coisas durante os primeiro dias, mas toda noite existe uma funcao especialmente para mim aqui em Round Hearth.


Misterios da Meia-noite


Eu ja fiquei chocado no primeiro dia quando vi as outras pessoas que tambem estao fazendo intercambio preparando o jantar sozinhos. Poxa, que responsabilidade em cima deles. Mas eu mal sabia o que estava me aguardando.


Ja que eu posso me comunicar com todo mundo, fica implicito que eu tenho a habilidade de resolver problemas. Pelo menos pra eles. Entao pra mim sempre fica a funcao de gerente noturno. A descricao do trabalho é bem simples: eu sou responsavel pelo lugar a noite e de madrugada. E adolescentes e madrugada é com certeza uma mistura perigosa.

No primeiro dia eu fiquei aterrorizado, mas quer saber? Eu dei conta. Deu tao certo que eles me tiraram das outras posicoes so pra eu fazer isso. Apesar do meu nervosismo na primeira noite eu consegui resolver os pepinos que apareceram. E eles nao foram faceis. A cada dia que passa tenho que conversar mais e resolver mais coisas, o que é otimo pro meu Ingles.

Durante essas noites que eu fiz ronda pelos dormitorios, adiantei o cafe da manha pro dia seguinte e liberei as saidas do predio da neve antendi as expectativas do Chris e em certos momentos até fui alem. Tive que tomar decisoes no meio da noite e tirei a iniciativa nao sei de onde, mas resolvi os problemas sem ajuda dos outros.
Eu sempre gostei de passar um tempo sozinho, esse entao que eu passo de madrugada é incrivel. A responsabilidade é grande, mas por enquanto nao tenho mais medo e sei que posso dar conta do que aparecer.

Depois do trabalho, eu me dou ao luxo de tomar um banho quente de banheira pra relaxar depois dormir para juntar as energias pro proximo dia.

O bom disso tudo é que todo esse trabalho é reconhecido. A cada dia que passa a confianca em mim e no meu trabalho so aumenta. O Chris quer que eu seja como um lider aqui pra todo mundo e muitas vezes ele me passa algumas de suas funcoes para eu resolver. Acho que eu nao estou aqui pra isso, nao sei se estou preparado pra liderar qualquer coisa, ficar no centro das atencoes nunca foi o meu forte. A ideia dos gerentes pro proximo grupo é que eu faca o discurso de boas vindas, ja pensou?

Entao, nao se preocupem. Acho que estou aprendendo coisas novas, melhorando e ganhando conhecimento de varias formas. Esta tudo bem gente

Saudades de todos...

12 comentários:

Anônimo disse...

Uau! Reconhecimento é maravilhoso! E lógico, vem seguido de mais responsabilidades...Ai, ai.. .será q é de família??? Meu Deus. E..anh...eca de não lavar os pratos, heim...=P Enfim...acho q o mais assustador é a ronda noturna...mas contanto q vc tome cuidado e se agasalhe bem...tudo bem. Estamos com saudades tmb... Se cuida. Te amooooo!

Ana Flávia Lucas disse...

o/
"todo ser humano, porde ser humano."

Anônimo disse...

Parabéns Luiz, a principal caracteristicas de aventureiro é improvisar, analise as consequências e não tenha medo de tomar decisões.
A diferença entre brasileiros e outros povos é o geitinho. O geitinho na verdade são soluções fora de qualquer teoria. No momento que aparece o problema, o imprevisto. Álias o imprevisto nenhum manual prevê.
Acredite em você que os outros também vai acreditar, não faça nada rápido, principalmente inspensão, onde pequeno detalhe pode lhe comprometer a tarefa.
Se fizer o chek in de boas vindas é só preparar o que você vai falar. Lembre de nossos teatros.
Continui firme no front e que Deus lhe abençoe. Abraços

Anônimo disse...

Luiz comentário anonimo é o Luiz Tarciso

Unknown disse...

Luiz, to sempre por aqui acompanhando os posts...essa experiência parece q tá sendo incrível msm.

ps.:Percebi no seu último texto algo de "O Aprendiz" huahauhah

abração véi!

Mari disse...

geeeente que chiqueee!! vão te contratar aí e naum vão mais te deixar voltar pro Brasil! hehehehe mas volteeeeeeeeeee!!! ;*
parabéns, luiz!!!

Unknown disse...

aah q maximo luiz! se eles tao gostando tanto assim de vc quem sabe até rola uma proposta pra vc ficar mais?! pode ser interessante... hehehe e q bom q vc ta gostando do q ta fazendo! axo q o pior q podia acontecer era nao gostar do trabalho! mas e que mais?! nao rola umas festinhas?! baladinhas?! huhuhu mt brasileiro aih?!
=***

Anônimo disse...

100 pessoas?!? Bastante gente...

E nessas rondas noturnas, já matou algum urso ou lobo??? Já pegou algum casal no flagra???

Na vida, vc encontra dois tipos de pessoas: as q nascem pra mandar, e as q nascem pra serem mandadas. Em qual dos dois vc se encaixa?

Não fuja das responsabilidades, seja seguro na hora de tomar decisões msm q vc não esteja tão seguro assim (passa uma boa impressão), não tenha medo de errar. "Aqueles q encaram o ridículo são os donos do mundo."

Abraço ;-D

Anônimo disse...

Apersar da saudade que vc tem sentido e dos apuros que tem passado, espero que também esteja aproveitando bem a viagem e que ela esteja sendo uma experiência de crescimento e amadurecimento, mas acima de tudo de constatação das suas potencialidades. Pode estar certo de que a saudade não é só sua. A ausência de uma pessoa como vc única e incomparável é impossível passar sem ser sentida.

Sucesso e felicidades sempre!!!!! Bjos!!!

Anônimo disse...

Oi Luiz, estou acompanhando os posts também.
Espero que esta experiência esteja sendo fantástica, e que acima de tudo você esteja feliz.
Sentimos saudades...
Um grande beijo,
Tamie (Tamires - CI).

Unknown disse...

Puta que pariu
cheguei do Gats pub agora com um corte enorme(porem nao fundo) na testa, cortei minha testa num arame farpado......que desgraça...vou passar o natal com a testa rasgada...
bebi um pouco d+ e quando eu vi ja tinha sido retalhado...
Procurei um filme com a Nilse no meu e-mail mas nao achei...
quando eu achar eu te mando...
Feliz natal seu traveco....
muita ....ria pra vc...
beijos

Unknown disse...

Tetecotis, que responsabilidade, hein? Imagina ficar resposavel por toda essa galera de madrugada!Sabemos que vc e muito inteligente e sabe improvisar( lembre-se dos nossos teatros...hehehehe).
Estou gostando demais de poder acompanhar sua aventura aqui no Blog!
Abracao

 
Free counter and web stats