Alguém reconhece os macacos voadores?
Continuando nosso passeio pela maior cidade do estado de Vermont chegamos a antiga estação de trem. O sistema ferroviário também perdeu a força em Burlington, com os novos meios de transporte hoje a antiga estação de trem serve mesmo como destino de amostras artísticas e apresentações em geral.
Atrás da estação no entanto, encontramos uma das melhores vistas de Vermont: a vista da orla do lago Champlain, a divisa natural com o estado de Nova Iorque. O Lago Champlain é um recurso incrível tanto para tranporte, alimentação e ciência e até mitos populares.
Reza a lenda de que exista um monstro marinho habitando as profundezas do lago. No áquario a beira do lago, vi relatos em videos, fotos e supostas aparições do monstro. Sendo verdade ou não tal mito traz vários visitantes à cidade e ao aquário. Você acredita?
Da última vez que fui em Burlington o lago estava descongelando, essa mudança melhorou muito a paisagem e deu um gostinho da total beleza do lago quando a temperatura está mais agradável.
Gênesis de Burlington
Depois de passear pelas partes mais modernas e bonitas de Burlington meu guia achou que era uma boa hora para eu me inteirar sobre o passado do lugar. Como Burlington saiu de vila para cidade, e pra falar a verdade antes disso. Quem foram os primeiros habitantes e qual foi a participação deles nas guerras importantes do passado.
Para isso visitamos o Sítio Histórico de Ethan Allen. Ele foi além de um dos primeiros colonos a povoar o que depois viria ser Burlington, um dos grandes guerrilheiros durante a Revolução Americana. Sua atuação política culminou na criação do Estado de Vermont.
Depois de uma tranquila caminhada no parque ecológico, subimos alguns morros, passamos por algumas trilhas ingrimes e finalmente chegamos. A casa de Ethan Allen estava lá. Pelo menos uma réplica com móveis e estilo da época. Duvido muito que a verdadeira casa dele durasse tanto tempo. Um colono naquela época tinha que saber se virar com pouco ou quase nada. Como os sertanejos do começo do século ou os fazendeiros de Minas Gerais. Tinham de ser capazes de serem engenheiros, ferreiros, médicos, agricultores tudo ao mesmo tempo para enfrentar as dificuldades do dia a dia.
O cara tinha até ventilador
Ethan Allen ficou famoso por reunir 13 homens a princípio a fim de formar uma milícia. Os chamados "Green Mountain Boys" deram nome ao estado, já que Vermont é conhecido como o estado das montanhas verdes. Um desses homens foi o Mansfield, que deu nome a montanha de Stowe.
O grande feito de Ethan Allen foi reunir 86 homens e cruzar o lago Champlain e tomar o Forte Ticonderoga do exército de mil homens do Estado de Nova Iorque. Conversando com os moradores da cidade o grande feito é meio que desacreditado. Ao que parece eles tomaram o forte em um dia de festa no forte onde praticamente todos os militares estavam bêbados. Essa conquista virou a balança para os colonos que naquela noite conquistaram todo o armamento do exército e assim puderam resistir as investidas do estado vizinho.
Dizem as más línguas da história que Ethan Allen morreu depois de uma noite de farra. Desapareceu depois de sair bêbado de uma festa e seu corpo foi encontrado caído em um dos morros da região.
Voltamos para o carro, e no meio da floresta encontramos algo que chamou nossa atenção.
Seria uma escotilha, um monstro na floresta, um antigo monumento egípcio???
Confira no próximo post porque agora vou continuar a assistir Lost =D
2 comentários:
Tetecotis,achei bem interessante a história e gostei demais das fotos. Todas estão no nível de fotos de papel de parede do Windows! hehehehe!! É isso aí: Tetecotis Duran!hehehe! Um grande abraço do seu primo
Eita hein! Relativismos históricos a parte, interessante isso tudo. E estou com o Alisson, as fotos de paisagens estão lindas. =]
Postar um comentário