Luiz Felipe divide com seus leitores todos os desenlances de sua jornada, suas aventuras e frustrações fora do seu país.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sensações Alheias


Quero com essa postagem abrir um parêntesis. Dessa vez para falar de algo que me chamou atenção por ser não só tão pessoal e variado, como digno de uma reflexão. As variáveis sensações alheias a respeito dos meus anfitriões: os estadounidenses.
Antes de eu viajar eu ouvi vários comentários, uns me disseram que eram todos porcos capitalistas, outros me disseram que eram a população do futuro, dignos de um país do futuro.





    Bom, nem tanto ao céu, nem tanto a terra. O que cabe a eles na verdade é um meio termo. Ao mesmo tempo em que eles fazem parte de um país super desenvolvido em termos de economia e tecnologia, um grande número deles parecem alheios ao mundo exterior ou sentimentos de compaixão e companheirismo. Um dos meus colegas de intercâmbio ficou impressionado com a frieza das pessoas e como o preconceito deles para com os imigrantes é latente e brutal. Outra colega teve uma impressão diferente: Para ela o que marcou foi o detalhismo e as expectativas que eles tinham com o nosso trabalho. Mas considerando que ela se baseou em nossos chefes, até que foi bem razoável.
   Dos colegas que fiz durante a viagem percebi algumas características em comume muitas diferenças. Entre os adolescentes percebi uma vontade de mudar a imagem que o resto do mundo tem deles; um pensamento mais liberal em assuntos ainda polêmicos como a legalização de drogas e pena de morte e o desejo de se estabilizar independente do trabalho que façam. Entre os adultos o que ficou mais marcante para mim foi a certeza de viver em uma sociedade podre e disfuncional, o terror de uma vida instável e pobre. Pessoas que se desvirtuam em seus trabalhos a fim de manter o status quo . Sem nenhuma preocupação com problemas maiores ou distantes de seus mundinhos fechados. No país de Hollywood, muitas relações são apenas de fachada, muitos sorrisos são de mentira e a polidez exacerbada é o escrutínio e a difamação por trás.
   É claro que toda generalização é burra, e talvez o texto tenha parecido mais cruel do que eu pretendia, mas a intenção foi apenas mostras algumas das diferentes impressões que me marcaram durante essa viagem.
A verdade é que todo visitante vai sair com uma imagem dependendo da experiência que teve, o que nem sempre pode ser verdade. E o saudosismo até pode anuviar nossas impressões, mas a verdade é que todas as pessoas e sociedades têm defeitos. Estadounidenses, brasileiros ou qualquer nacionalidade vão se mostrar de uma maneira para uma pessoa, se vão agradar já é outra coisa.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats